Projeto Meio Ambiente
INTRODUÇÃO
As mudanças que o mundo tem
sofrido , principalmente, o ritmo com que elas têm ocorrido, leva-nos a
repensar os valores de cidadania e o papel do cidadão como principal responsável no processo de preservação
do meio ambiente.
As
questões sobre o meio ambiente não é um problema para ser resolvidas, mas
diremos que o assunto que envolve meio ambiente devemos dar mais valor e
atenção, já que dependemos disso para o futuro, para garantir qualidade de vida
é preciso muito mais do que respirar ar puro mas ter a noção de tudo o que
fazemos tem consequências e não é hoje nem amanhã que sofreremos, é o mundo
daqui dez, vinte, trinta, cinquenta anos que está em jogo. Qualidade de vida é
o que todos querem, mas para ter precisamos dar mais valor para a qualidade que
hoje temos.
A educação ambiental pode ocorrer dentro das escolas,
empresas, universidades, repartições públicas, etc. Esta educação pode ser
desenvolvida por órgãos do governo ou por entidades ligadas ao meio ambiente.
A educação ambiental deve estar presente dentro de todos
os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase
escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com
conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso
sustentável dos recursos naturais.
Nesse sentido, não precisa ser especialista no assunto para entender que os crimes ambientais - como desmatamentos
para a implantação de lavouras e pastagens, contaminação das águas por uso indiscriminado
de agrotóxicos e lançamentos indevidos de esgotos no leito dos rios - têm
ocasionado grandes estragos no meio ambiente, e algumas regiões brasileira
sofrem muito com o descaso que se trata o meio ambiente. .
PÚBLICO ALVO
Ensino Fundamental I
OBJETIVOS
·
Conscientizar
as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido
neste meio;
·
Estimular
para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e
o que as interferências negativas têm causado à natureza;
·
Desenvolver
e estimular na criança a criatividade;
·
Estimular
a leitura e a escrita;
·
Desenvolver
os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
·
Desenvolver
a oralidade, a socialização;
·
Proporcionar
o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de
aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
RECURSOS HUMANOS
· Professores regentes do quarto ano
· Professor de informática
CONTEÚDOS
·
A ocupação
desordenada pelo homem do espaço que ocupa;
·
O desrespeito do
homem com o meio ambiente;
·
A importância da
preservação de áreas verdes em espaços urbanos para a melhoria da qualidade de
vida.
·
Os ciclos da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida;
·
A observação de elementos que evidenciem ciclos e fluxos na natureza, no
espaço e no tempo.
·
As
diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e consequências
para a qualidade de vida das comunidades.
·
Noções de manejo e
conservação do solo.
CRONOGRAMA
O projeto pode ser desenvolvido
durante o ano todo.
METODOLOGIA
Os alunos serão organizados
em grupos e a eles serão distribuídos temas sobre a importância da água, tais
como:
·
Ouvir histórias, poesias e textos
informativos relacionados ao tema.
·
Realizar experiências diversas com a água nos
seus três estados.
·
Se possível observar um rio poluído, e que
faça parte do bairro.
·
Observar as consequências dessa poluição no
meio em que vive.
·
Analisar contas de água das famílias dos
alunos e discutir sobre o desperdício.
·
Utilizar site de jogos sobre o meio ambiente
como: http://www.iguinho.com.br/turmadosuperv/jogos.html
AVALIAÇÃO
A
avaliação é um processo contínuo, que existe a partir do instante que nasce a
intenção de um projeto, até o dia em que seus efeitos e resultados não possam
ser ligados ou atribuídos a este mesmo projeto, deve, ser integrada ao planejamento,
à execução e à conclusão de cada uma das partes que o compõem, vão se articular
as avaliações diagnóstica, formativa e somativa para a construção da
aprendizagem significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário